sábado, 21 de maio de 2011

As ideias de quem quer comandar a Ufes


Quatro dos que estão na corrida pelo cargo
afirmaram o que pretendem realizar, se eleitos
19/05/2011 - 22h59 - Atualizado em 19/05/2011 - 22h59
A Gazeta
Carla Nascimento
cnascimento@redegazeta.com.br
A eleição para o cargo de reitor da Universidade Federal do Espírito Santo
(Ufes)  promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.
São pelo menos seis pré-candidatos já declarados,
entre eles a primeira mulher a pleitear a função,
e 22 mil eleitores entre estudantes, professores e outros servidores.
A quantidade de votos é quase o dobro da necessária para eleger
um deputado, por exemplo.

O escolhido vai administrar um orçamento de aproximadamente
R$ 485 milhões por ano, incluindo a folha de pagamento.
O eleito pode optar entre receber uma gratificação de R$ 6 mil
por mês ou por manter o salário e mais 40% desse valor.

Entre as propostas estão a utilização da experiência profissional
e a formação técnica como bônus no vestibular de alguns cursos,
a construção de prédios de moradia estudantil e uma espécie
de condomínio de salas de aula e até a organização
em três universidades, com dois campi além dos existentes.

Embora as chapas oficialmente não estejam formadas,
a maioria dos pré-candidatos já se mobiliza
e possui até candidato a vice-reitor.
Há quem tenha sala alugada para o comitê de campanha,
site oficial e nome do movimento.

Todos os concorrentes ocupam papel de destaque na instituição.
O professor José Eduardo Macedo Pezzopane, por exemplo,
deixou ontem o cargo de pró-reitor de Planejamento.
Já Antônio Carlos Moraes vai colocar o cargo de secretário
de Inclusão Social à disposição nos próximos dias.
Armando Biondo Filho é diretor do Centro de Ciências Exatas;
Sônia Dalcomuni é chefe do Departamento de Gemologia;
Reinaldo Centoducatte exerce o cargo de reitor, interinamente;
e Sebastião Pimentel, que pediu exoneração da
Pró-reitoria de Graduação.

Dois candidatos preferiram não adiantar planos

Dois pré-candidatos à reitoria da Ufes foram procurados,
mas não atenderam às ligações de A GAZETA.
Reinaldo Centoducatte e Sebastião Pimentel preferem oficializar
a candidatura para se pronunciar, de acordo com a assessoria
de comunicação da Ufes.
A comissão eleitoral deve propor até o dia 27 as normas
e o calendário da eleição.

Concorrentes e propostas
Conheça quatro dos candidatos e veja o que eles pensam


Antônio Carlos Moraes foto: Carlos Alberto da Silva
Vice: Ainda não definido
Vestibular: Defende o Enem, mas com liberdade
para os cursos escolherem a 2ª etapa. Propõe um bônus
para técnicos com experiência que tentem cursos na área de formação.
Cotas: É pela continuidade
Moradia estudantil: Construção nos três campi
Administração: Reforma no estatuto e regimento geral
para descentralização do orçamento e criação de órgãos,
como o Núcleo de Acessibilidade
Segurança: Quer melhoria da iluminação e da ocupação dos campi,
mais tecnologia e formação de seguranças


José Eduardo Pezzopane foto: Divulgação
Vice: Edebrande Cavaliere
Vestibular: Propõe o fim da sobra de vagas.
Para isso, deve dar autonomia aos centros
para escolher o tipo de vestibular por curso
Cotas: Vai passar por avaliação,
mas o número de vagas não deve cair
Moradia estudantil: Propõe a construção, começando pelo interior
Administração: Melhoria na gestão e criação
da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil
Segurança: Investimento amplo


Sonia Maria Dalcomuni foto: Gildo Loyola
Vice: Marcos Thadeu Orlando
Vestibular: Manutenção do modelo adotado,
com aumento gradual do número de vagas
Cotas: É a favor, mas as considera algo provisório
Moradia estudantil: Defende a construção,
mas com regras para a utilização
Administração: Quer modernizar o sistema de informações,
reformar o estatuto e criar três universidades:
o campus de Goiabeiras seria a central.
E seriam criados mais dois campi
Segurança: Melhoria na iluminação
e investimentos em câmeras e guardas


foto: Divulgação
Armando Biondo Filho
Vice: João Luiz Calmon Nogueira da Gama
Vestibular: Propõe a discussão do modelo
para saber por que sobram vagas
Cotas: Mantidas, mas passarão por avaliação
Moradia estudantil: Até a construção,
defende o pagamento de auxílio-moradia
Administração: Quer desburocratizar o sistema,
dar mais autonomia aos setores e mais transparência
na aplicação do orçamento
Segurança: Defende a pessoal e não só patrimonial.
Quer acompanhar o registro de entrada e saída
nos campi e é contra a segurança armada

Os que eleitores esperam do novo reitor
"Acho que o reitor deve voltar os olhos para a estrutura da Ufes.
Isso vai desde o que é oferecido a cada curso
até as condições físicas da universidade.
Quando chove, por exemplo, o campus fica intransitável.
Também é preciso que haja mais comunicação entre os cursos"
- Rafaela Drumond, 22, aluna do 7º período de Letras
"É preciso dar mais atenção aos cursos de pós-graduação.
O Centro de Ciências Humanas e Naturais, por exemplo,
sente a necessidade de um novo prédio para pesquisa.
Ainda nessa área, falta funcionário" - Alexsandro Meireles,
Professor e coordenador da pós-graduação em Linguística

"A Ufes tem crescido muito, e falta estrutura
acompanhar esse desenvolvimento.
Praticamente todos os prédios antigos precisam de reparos grandes.
Outro problema é a segurança" - Robson Barros,
Secretário-executivo do curso de Comunicação Social

Fonte: Gazeta OnLine
site 
http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2011/05/noticias/a_gazeta/dia_a_dia/856318-as-ideias-de-quem-quer-comandar-a-ufes.html

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sistema de Gerenciamento de Projetos Lançado como Software

O Portal do Software Público alcança sua solução de número 50. O sistema GP-Web foi desenvolvido pelo capitão Reinert do 3o Batalhão de Comunicações do Exército. O software foi lançado na PROCERGS, no último dia 04/05, na cidade de Porto Alegre. O sistema possui um módulo de gerenciamento de projetos e práticas de gestão integrado ao módulo de tramitação interna de mensagens e documentos protocolados, o que o torna uma das ferramentas mais robustas disponíveis no mercado.

O GP-WEB foi desenvolvido em PHP e Javascript com o banco de dados MySQL e funciona em qualquer navegador web, inclusive por celular. A solução também conta com uma ferramenta para criação e envio de documentos e possibilita que o documento seja acompanhado pela agenda de trabalho.

O lançamento contou com a presença do coordenador do Portal SPB Corinto Meffe e do diretor-presidente da PROCERGS, Carlson Aquistapasse, que destacou a qualidade do GP-WEB. A solução poderá servir para uso interno na PROCERGS e também para oferta de serviços pela empresa, afirmou Aquistapasse.

Para os participantes do Portal SPB a solução pode ser baixada diretamente pelo
endereço http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=31574974

O GP-WEB é composto pelos seguintes módulos integrados:

Correio corporativo: assinatura eletrônica, criptografia, aviso de leitura, controle de agenda;

Criação e envio de documentos: ambiente de formatação de conteúdos, inclusive contando com inserção de imagens, gerencia o envio dos documentos e acompanha o caminho do documento, tal como o software público SPED, entretanto de forma mais fácil e flexível;

Gerenciamento de projetos: completo, inclusive podendo importar do MS Project e Dot Project, contendo também WBS;

Gestão da Excelência: controle de indicadores, práticas de gestão,relatório de gestão, com as réguas de 250, 500 e 1000 pontos do Gov. Federal (PQGF) e da Fundação Nacional da Qualidade, assim como a régua de 500 pontos do Exército;

Agenda coletiva: lista de atividades a realizar, integrada ao demais módulos, com funcionalidades semelhantes ao Lotus Notes e Google Agenda, com integração com o módulo de documentos.


Fonte: Portal do Software Público Brasileiro
site http://www.softwarepublico.gov.br/

Projeto da Conferência Nacional de Arquivos está em Consulta Pública

O Comitê de Elaboração do projeto para realização da I Conferência Nacional de Arquivos - CNARQ, instituído pela Portaria MJ nº 227, de 4 de março de 2011, publicada no DOU do dia 9 do mesmo mês, entregou ao Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Cardozo, em cerimônia realizada no dia 17 de maio na Sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, o Projeto da 1ª CNARQ, precedida de Conferências Regionais.
Por determinação do Ministro Justiça, o CONARQ põe em consulta pública o projeto da 1ª CNARQ. As sugestões da Comunidade deverão ser enviadas, até a data de 3 de junho às 17 horas, para o e-mail: cnarq-consultapublica@arquivonacional.gov.br  
Após a consolidação das sugestões recebidas, o Plenário do CONARQ, discutirá a versão final do Projeto para homologação e envio ao Ministro de Estado da Justiça para sua aprovação e providências junto ao Ministério da Justiça para sua realização.

Fonte: CONARQ

sábado, 14 de maio de 2011

Vídeo eleição 2007 para Reitor da UFES


Vídeo que acompanhou o dia da eleição 2007 para a Reitoria da Ufes, eleição esta que teve apenas um candidato.

Vaga para Arquivista

Cargo: Arquivista -efetivo
Desejável Ensino superior completo em Arquivologia ou áreas afins.
Desejável experiência com classificação e descrição de documentos; operacionalizar sistemas de gestão eletrônica de documentos – GED; executar atividades de gestão de usuários e de permissões em sistemas – GED; digitar e conferir expedientes; aplicar treinamentos referentes a noções técnicas de arquivo (conceitos e princípios; utilização do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade da Instituição; métodos para arquivamento de documentos e preservação e conservação de documentos; utilização de sistemas de GED e aplicação de normas e procedimentos referentes à gestão de documentos; de editoração de correspondências oficiais; de operacionalização de sistemas de gestão eletrônica de documentos – GED da instituição.
salário + benefício clt 
Encaminhar curriculo, com a pretenção salarial, para:
Jurema Coutinho

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Interpol divulga obras de arte mais procuradas no mundo

Foto:site iphan


Duas vezes por ano a Divisão de repressão a crimes contra o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico(DMAPH) da Polícia Federal e a Interpol divulgam as obras de arte mais procuradas no mundo.


Informações 

Polícia Federal 
SCS Quadra 02 - Edifício Serra Dourada – 4 Andar
Brasília – DF
CEP: 70.300-902
Telefones: (61) 3321-8487 – 3321-8321
Fax: (61) 3321-2646
E-mail: interpol@dpf.gov.br
Fonte: DMAPH


Fonte: site oficial IPHAN

I Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática - Alojamento para Estudantes











A Organização do I Congresso Brasileiro de Paleografia e Diplomática está viabilizando junto a parceiros alojamento para estudantes.


Leia Mais

Aproveite os preços promocionais e inscreva-se já. Você não vai querer ficar fora desta. 


Fonte: ICBPD - site oficial

Eleições para Reitor da UFES sai na GAZETA

Precisamos ficar atentos ao fato do uso de poder econômico nesta eleição da UFES, pois como publicado no jornal  Bete Rodrigues será a marqueteira de Reinaldo Centoducatte e sabemos muito bem o que isso quer dizer!

Pezzopane entrega carta de demissão a Reitor da Ufes

O professor Eduardo Pezzopane entregou, ao Reitor da Ufes, a sua carta de demissão do cargo de Pró-Reitor de Planejamento. Nela, lista as suas realizações, mostra-se preocupado com alguns problemas da expansão universitária e declara que se dedicará agora à construção coletiva da sua plataforma eleitoral.
Fonte: Blog Oficial do Pezzopane

terça-feira, 10 de maio de 2011

III SBA – Simpósio Baiano de Arquivologia

O SBA – Simpósio Baiano de Arquivologia já faz parte do calendário da comunidade arquivística baiana, ocorrendo bianualmente e congregando as pesquisas e experiências profissionais baianas em um evento que permite a divulgação dessas iniciativas.

Em 2011 o SBA terá sua terceira edição e esperamos ampliar o número de participantes em relação ao evento anterior.
Serão reunidas na página do site oficial as informações referentes a esse interessante evento dos estudantes, profissionais, instituições e empreendimentos de Arquivologia na Bahia.
TEMA
  • POLÍTICAS ARQUIVÍSTICAS NA BAHIA E NO BRASIL
DATA E LOCAL

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bacharelado de Arquivologia da UEPB se destaca pelo expressivo índice de estudantes inseridos no mercado de trabalho

Pioneiro no Estado, o Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba foi criado em 2006 e desde então tem suprido um demanda cada dia maior nas empresas públicas e privadas, que recebem os alunos oriundos do curso da UEPB seja através de contração direta ou por aprovação em concursos. Além do envolvimento em grupos de pesquisa, projetos de extensão e programas de monitoria, o aluno de Arquivologia da UEPB tem contato com a prática profissional desde cedo.

Site da notíca http://www.planetauniversitario.com/index.php?option=com_content&view=article&id=21577:bacharelado-de-arquivologia-da-uepb-se-destaca-pelo-expressivo-indice-de-estudantes-inseridos-no-mercado-de-trabalho&catid=27:notas-do-campus&Itemid=73

Fonte: Planeta Universitário

IV Seminário em Ciência da Informação - SECIN


O Seminário em Ciência da Informação está em sua quarta edição e tem como objetivo oportunizar aos profissionais da área de Ciência da Informação e áreas correlatas o compartilhamento de informação e conhecimento.
26, 27 e 28 de Setembro de 2011
Tema Geral: Ciência da Informação: Ambientes e Práticas na Contemporaneidade
Subtemas:
1 - Memória e Responsabilidade Social;
2 - Organização e Representação da Informação e do Conhecimento;
3 - Gestão da Informação e do Conhecimento nas Organizações Contemporâneas;
4 - Ambientes Digitais.
 
O site do SECIN é http://www.uel.br/eventos/secin/ocs/

Fonte: Universidade Estadual de Londrina

Eleição para reitor UFES: conselhos escolhem comissão eleitoral

Os três conselhos superiores da Ufes – Universitário; Ensino, Pesquisa e Extensão; e Curadores – reunidos em sessão conjunta nesta sexta-feira, dia 6, escolheram a comissão eleitoral que vai conduzir o processo de consulta à comunidade universitária, para a escolha do futuro reitor e vice-reitor. Uma nova sessão conjunta será realizada no dia 19 de maio.
Foram escolhidos para a comissão eleitoral os professores Carlos Alberto Redins, do Conselho Universitário (CUn); Heliana Soneghet Pacheco, do Conselho e Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); e Eustáquio Vinicius Ribeiro de Castro, do Conselho de Curadores (CCur).
Também integram a comissão os servidores técnicos Joselanda Soares da Silva, do CUn; Renan Teixeira de Souza, do Cepe; e Marcos Antônio Belmiro, do CCur. Também participam os estudantes Vitor César Zille Noronha, do CUn; Noelle da Silva, do Cepe; e Marcello França Furtado, do CCur.
Até o próximo dia 12 serão indicados para também compor a comissão os representantes das entidades representativas dos três segmentos da Universidade: a Associação dos Docentes (Adufes), o Sindicato dos Trabalhadores (Sintufes), e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Confira a matéria no site da UFES http://portal.ufes.br/node/1804

Fonte: UFES